terça-feira, 22 de abril de 2014

Corrida para principiantes: Como ser uma corredora?

Já sabem Como Começar, Como Correr, Como escolher os ténis e o sutiã certos e ainda a melhor postura a adoptar! Mas isso faz de nós corredoras? Talvez, mas eu acho que há mais umas coisas que nos podem fazer passar de simples amadoras a quase prós!


  • Estar preparada: Como em qualquer tipo de exercício é preciso o tipo certo de equipamento para estar confortável e em segurança. Mantenham roupas leves e anti-transpirantes limpas e prontas a usar, confirmem o tempo para não haver surpresas a meio e se devem ou precisam de comer alguma coisa antes ou logo depois de correrem. Não só se vão sentir mais confortáveis, como confiantes!
  • Começar com calma: Mesmo que já tenham o habito de correr, de nada vos vale começarem a acelerar mal põe os pés no chão. Comecem devagar e vão acelerando gradualmente conforme vão aquecendo e dê o tudo por tudo nos últimos minutos ou metros!
  • Aquecer e "arrefecer": Ainda dentro do tópico anterior, é importante aquecer seja com uma passada mais forte ou um jogging mais ligeiro antes de começar a correr. E antes do tão merecido banhinho, convém fazer alguns alongamentos para evitar as dores musculares e prevenir lesões!
  • Variar os treinos: Se já conseguem correr, a uma passada regular cerca de 30 minutos é altura de aumentar a dificuldade. Se fizerem, sempre a mesma coisa não só se vão aborrecer, como vão atingir os ditos plateaus. Se puderem alterem corridas de rua com as de passadeira, façam treino de intervalo... Mantenham as coisas interessantes!
  • A regra dos 10%: Descobri à pouco tempo que a melhor maneira de evoluir na corrida, é aumentar 10% da distancia total de uma semana, na semana seguinte! Imaginem que correm 10 km esta semana, na que vem devem correr 11 km. 
  • Criar uma estratégia: Se já correm e querem ser corredoras melhores e mais rápidas o melhor é ter um plano, alternando algumas estratégias durante a semana. 
          • Intervalos de treino: intervalar sprints com corrida ligeira e caminhada. Vai aumentar essencialmente a resistência.
          • Treinar as subidas: É a melhor maneira de aumentar igualmente resistência e velocidade!
          • Tempo Run: Basicamente é fazer uma corrida bem mais curta que o habitual, mas a uma maior velocidade. Vai ajudar-vos a serem corredoras mais rápidas.
 Mais do que correr é preciso treinar os músculos no geral, com outro tipo de exercícios, pesos e até ioga :)

Sem comentários:

Enviar um comentário