terça-feira, 11 de março de 2014

Corrida para Principiantes: A forma correcta!

Mais um post que faz parte de uma série de posts que decidi fazer para tentar tirar todas as duvidas sobre a corrida que tantas temem mas querem experimentar. E depois de vos dizer Como começar, Como correr e Como escolher ténis para correr, achei que seria lógico falar da forma de correr. Mais precisamente da postura e posição dos membros!
  1. Cabeça: Por vezes só apetece relaxar e deixar-se ir. Por vezes com a cabeça para traz, outras com o queixo no peito, mas não mantenham esta postura muito tempo. A cabeça alinhada com a coluna previne estiramentos dos músculos do pescoço e mentem a garganta aberta para facilitar a respiração. A cabeça no sitio certo também favorece a postura geral que nos torna corredoras mais eficientes.
  2. Ombros: Se correm regularmente e costumam ficar com dores de cabeça, pescoço ou na parte de cima das costas, o mais provável é correrem com os ombros tensos é para a frente. De vez em quando façam uma inspiração maior e rodem os ombros para traz, tentando alinha-los com a anca. Correr com o tronco para a frente não só dificulta a respiração como provoca tensão nos músculos do fundo das costas.
  3. Braços: Deixem-nos mover-se ao lado do corpo. Mantenham um ângulo de 90º e para aumentar velocidade movam os braços para trás e para a frente mais depressa. É mais fácil se mantiverem as mãos relaxadas.
  4. Barriga: Se além de correr com os ombros para a frente, também o fazem de barriga relaxada, o mais certo é acabarem com uma dor de costas daquelas. Por isso tentem manter o “umbigo colado às costas” para manter a coluna estável - é por isso que correr também trabalha os abs ;)
  5.  Pés: A posição dos pés é o maior debate entre corredores. O ideal é que assentem no chão primeiro o centro do pé. É importante que tenham a noção que são os joelhos e tornozelos que os fazem levantar do chão e por isso convém pôr o pé no chão de forma suave – ninguém deve ouvir os pés a bater enquanto corre!

Só para lembrar que não sou formada na área e tudo o que sei foi-me ensinado por outros ou que aprendi depois de ler e experimentar.

*imagem Google

Sem comentários:

Enviar um comentário

We are Back in Business!