quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Alimentos para...

... Evitar dores de cabeça!

Eu sempre tive muitas dores de cabeça. Em Março deste ano a coisa foi tão forte que deixei de ver e estive internada vários dias até voltar tudo ao normal. Fiz um monte de exames e análises, e sai de lá com o diagnóstico de Cefaleia transformadora sem aura. Basicamente são dores de cabeça tão fortes que me afectam os nervos ópticos e deixo de ver. Sem aura, porque não tenho sintomas nenhuns que isso me vai acontecer, algumas pessoas começam por ficar mal dispostas ou sentem pressões no topo do nariz... Eu nada!
Desde então tenho feito medicação preventiva e a coisa até tem corrido bem, mas como eu não quero ter de depender de medicamentos para o resto da vida, na última consulta perguntei se havia alimentos que me pudessem ajudar. O médico sugeriu-me alguns e eu ainda pesquisei por outros. Claro que se comer estes não me vai passar de repente, mas com o consumo continuo pode ajudar a que não apareçam.


Bananas
: são um bom alimento para combater dores de cabeça por causa da vitamina B6, que aumenta os níveis de seratonina no cérebro que actua como um anti-depressivo, não fosse  conhecida como a hormona da felicidade (também presente no chocolate negro). Diversos estudos mostram que a vitamina B6 também ajuda a combater fadiga metal, por isso se a época de exames vos atormenta... Uma banana por dia, nem sabem o bem que lhe fazia.





Cerejas: têm propriedades anti-oxidantes, anti-alérgicas e anti-inflamatórias, devido a um composto, a quercetina, que ajuda a bloquear a dor e a sensitividade. Na época recomendasse 20 a 30 cerejas por dia ou beber um copo de sumo de cereja.







Linhaça: devido à presença de omega-3, são um super alimento anti-inflamatório. Adicionem uma colher de sementes de linhaça aos cereais de pequeno almoço, em batidos, ou bolos para ajudar no combate às dores de cabeça.


Café: na realidade não é bem o café, mas sim a cafeína, porque ajuda a contrair os vasos sanguíneos e consequentemente aliviar as dores de cabeça. No entanto se for em excesso podem ainda piorar. Há que ter atenção às quantidades, um por dia é suficiente. Se forem como eu é não gostarem de café, bebam chá preto.


Milho: Healthy Living diz que o milho é rico em vitamina B3, que suporta os vasos sanguíneos e acalma o sistema nervoso. Por isso é que quando não ingerimos vitamina B3 suficiente o stress pode provocar dores de cabeça. Se não gostarem de milho, feijões no geral são um bom substituto. 





Melancia: desidratação é uma das maiores causas das dores de cabeça. Por isso da próxima vez que tiverem com fome e a cabeça a martelar, comam uma fatia de melancia antes de tomar um comprimido. Fora de época o pepino e frutos silvestres são bons substitutos.





Salmão: o omega-3 presente no salmão ajuda a reduzir a frequência, duração e severidade das dores de cabeça. Além de que como é uma proteína magra estabiliza o açúcar no sangue, o que nos impede de ter dores de cabeça causadas por fome. Existem estudos que recomendam comer salmão duas vezes por semana para se ter resultados.




Espinafres: este é um do melhores alimentos que podemos comer, não só dos dá uma pele e cabelo brilhante, como ajuda a combater dores de cabeça. De acordo com o médico tem vitamina B2 que nos relaxa o cérebro e alivia qualquer dor que tenhamos. 



E antes de se porem a comer todos estes "alimentos anti-dores de cabeça", também convém saber que alimentos podem provoca-las. São eles: queijo, adoçantes artificiais, carnes vermelhas e cafeína em excesso.
Para mim resulta muito bem água tépida, quase fria a escorre-me pela cabeça e um batido com alguns dos ingredientes acima, que tomo à semanas ainda sem saber dos benefícios. E agora que sabem tudo isto, gostavam que partilhasse o meu batido anti-dores de cabeça? Ou tem algum truque que vos ajude a elimina-las? Contem me tudo!


*Todas as imagens foram retiradas do Google.

Sem comentários:

Enviar um comentário

We are Back in Business!