quarta-feira, 16 de outubro de 2013

A importância do Cardio

A biquíni season já acabou, mas temos de começar já a pensar na próxima, porque os corpos bonitos fazem-se no inverno e manter a forma deve ser uma coisa para se fazer o ano todo e não apenas 3 meses antes de ir para a praia. E o cardio é uma das coisas mais importante que podemos fazer, não só faz diferença por dentro, como por fora.
Cardio, vem de coração (cardiologia - especialidade medica responsável pelo coração) e como tal é um dos músculos que mais trabalhamos neste tipo de exercício, que faz com que o coração dispare, ficando mais forte e como tal não tem de fazer um esforço tão grande para bombear o sangue pelo nosso corpo. 
Existem muitas teorias sobre qual será a melhor altura para fazer uma sessãozinha de cardio. A que mais convenceu é do autor do livro "A Dieta dos 2 Dias" do Dr. Michael Mosley, que deve ser antes da primeira refeição porque há uma maior probabilidade de o corpo usar a gordura acumulada como fonte de energia, visto que os nosso depósitos de glicogénio ainda estão vazios. Se forem fazer um exercício muito intenso, convém que comam qualquer coisa à base de proteína antes, para evitar a perda de músculo.

Para mim, cardio é algo que me chateia, por isso é que fiz esta pesquisa. Para quem não se quer inscrever num ginásio, a maneira mais fácil é correr, e eu nem tenho jeito, nem paciência para correr. Por isso, opto sempre por uma corrinha de 30 minutos e 1h de piscina, que também conta para cardio. 
Uma dica que eu uso muito para correr é as musicas no ipod. Tenho uma pasta que é mesmo só com "musica de corrida", que me ajuda a manter a passada e tem a duração exacta do treino que quero fazer. Por isso é correr até a música acabar. Outra coisa que faço quando corro é intervalar  a corrida, com caminhada e sprint, os chamados Interval Training. Obtem-se o mesmo resultado que correr uma 1 seguida a uma passada regular.

Para as meninas que frequentam ginásios a escolha é maior, grande parte das aulas de grupo tem componente de cardio: spinning, kickbox, aerobica, step ou até na elliptica. 


Por isso, não há desculpa, força aí no cardio ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário

We are Back in Business!